Logo Patosja

Câmara de Patos de Minas realiza sessão extraordinária para votar mudança do CISALP 

Votação é para constituição do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cerrado Mineiro (CISCEM)

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 18:45 12-09-2025

Compartilhar:

Votação é para constituição do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cerrado Mineiro (CISCEM)

A Câmara Municipal de Patos de Minas está realizando uma sessão extraordinária nesta sexta-feira (12), para votar a mudança do Consórcio Público de Saúde Intermunicipal do Alto Paranaíba (CISALP) e constituir o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cerrado Mineiro (CISCEM). 

O CISALP atende dezenas de municípios do Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro e Triângulo Sul, disponibilizando serviços em hospitais credenciados, como consultas, exames, laudos e outros procedimentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, está sendo discutida a criação de outro consórcio. 

Economia

Durante a discussão do Projeto de Lei (PL) 64/05/2025 na reunião ordinária de quinta-feira (11), a secretária de epidemiologia Lilian Amorim, informou que o CISALP realiza alguns serviços nos hospitais de Patos de Minas fora da Santa Casa, custeados pelo município com valor total de convênio. 

“A principal intenção com o CISCEM seria a economia. O que muda nesse cenário? Muda que eu posso contratar a Santa Casa, ela vai faturar do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Então, aquela cirurgia que eu teria que pagar R$ 20 ou 30 mil, pagaria somente o complemento da tabela do SUS”, explicou a secretária.  

Lilian exemplificou que, atualmente, se um paciente realizasse uma cirurgia de prótese de quadril fora da Santa Casa, teria um custo de cerca de R$ 35 mil. Mas, dentro do CISCEM, o hospital poderia faturar dos órgãos de saúde, e o paciente teria que complementar o valor do procedimento com uma faixa de apenas quatro mil.  

Municípios 

De acordo com o projeto de Lei (PL), os municípios que possuem intenção de compor o CISCEM são: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, São Gotardo, Serra do Salitre e Tiros.
Leia também